5 de out. de 2009

Quem usa e porque usa uma réplica?

A difusão de replicas trouxe alguns inconvenientes sem duvida alguma, mas tambem trouxe alguns benfícios. Não são somente pessoas sem posses que compram as réplicas e, além disso, é preciso saber diferenciar uma réplica de uma tentativa de cópia barata daquelas vendidas por camelos por ai. Um Montbalnc TimeWalker por exemplo, do tipo simples sem cronografos, vc pode encontrar por não mais de 40 reais em alguns camelos espalhados pela cidade, mas até mesmo um leigo vai ver que se trata de um material descartavel. Já uma réplica de boa qualidade pode custar mais de 2 mil reais e voce não vai encontrar esta peça no braço do porteiro do seu prédio de jeito algum.

         As réplicas devem ser usadas por quem "tem pulso" para utilizar um relógio do preço ao qual a replica se refere, ou seja, você não deve comprar uma ráplica de um relógio de 200 mil euros se vc claramente não tem condições financeiras conhecidas para isso, a menos que seja o caso de uma coleção ou simplesmente satisfação própria. Costumo dizer que se deixarmos um rolex de ouro original no pulso de um cobrador de onibus, ele vai rodar o dia inteiro e não vai ser roubado, mas o mesmo relogio no pulso de um empresario, andando pela cidade de carro importado, aumenta e muito a chance de ser roubado. Isso é usar uma replica, "ter pulso" para portar um relogio do porte ao qual a replica faz referencia.

        Já tive a oportunidade de vender algumas réplicas de altíssima qualidade a pessoas de grande expressão no cenário empresarial e da comunicação em geral, mas é claro, não vou citar nomes aqui, pois, todos eles possuem os originais das replicas que adquiriram. Essa é a parte saudável das replicas. Muitas vezes fui consultado sobre a existencia de uma replica de qualidade, de um determinado modelo original que o cliente não compraria se não tivesse a sua disposição a replica do mesmo. Pode parecer incrivel mas alguns grandes compradores de relogios originais já baseiam as suas compras mensais em replicas dos mesmos de alta qualidade, isso é um fato.

        Muitos compradores, verdadeiros aficcionados por relogios, passaram a comprar mais modelos originais, baseando sua compra numa replica de qualidade que possa ser usada sem levantar suspeita. Todas as pessoas do meio desses compradores sabem da condição dos mesmos e que eles podem ter todos os relogios que desejarem e sendo assim, se é ou não uma replica, pouca importancia tem no contexto geral. Aquela pessoa é um "bacana" e o relogio que ele tem no pulso é verdadeiro. E porque não seria?

        Todas essas pessoas já foram roubadas em mais de um oportunidade e deixariam de comprar os relogios originais se, não mais os pudessem usar em ocasião alguma. As réplicas possibilitaram a compra dessas peças originais pois podem ser usadas sem restrições de locais e sempre que o ladrão pedir, a entrega é feita com tranquilidade e sem arrependimento, a replica é quase um salvo conduto diante de um sequestro relâmpago por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário